quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Linha Tênue entre Machismo e Cavalheirismo


Certa vez eu me deparei com uma comunidade do Orkut,
Uma comunidade com pessoas que odeiam o machismo cristão,
Dentro dessa comunidade, surgiu um tópico perguntando se Machismo e Cavalheirismo são as mesmas coisas,
Eu postei a minha opinião lá e vou repeti-la aqui.

A tenuidade da linha que separa Machismo e Cavalheirismo é muito relativo,
Por que digamos, você faz algo para agradar uma garota e ela te chama de machista,
Ai você não faz nada para agradar uma outra garota e ela te chama de grosso,
Isso seria algo bem irritante, mas mostra que fazer ou não fazer algo depende da pessoa “alvo” da ação. Pessoas não são iguais, então não dá para generalizar se machismo é ou não é cavalheirismo, por que nem todas as pessoas são iguais.

Se você faz algo para agradar uma garota, e se tortura pensando se foi certo ou não, eu tenho a minha solução, que você pode querer usar ela ou não.

Nesse exemplo clichê: Muito frio, tem um cara com blusa e garota sem, então ele cede a blusa para ela e fica com frio.

Se fosse eu esse cara do exemplo, eu cederia a blusa para ela, mas não por ter aquele pensamento “Ah vou ceder a blusa para ela, porque ela é mais fraca do que eu”

Eu tenho meu próprio sistema de honra e conduta, eu não cederia a blusa apenas para agradar, eu cederia porque faz parte do meu sistema de honra e conduta, uma das coisas mais importantes para mim.

E meu sistema de honra e conduta, que me faria, nesse caso, a ceder a blusa e se eu não oferecesse a blusa, eu acabaria sendo atormentado pelo meu subconsciente, então eu cederia a blusa para poder ficar em paz comigo mesmo também.

No fundo do meu coração, não estaria pensando em hipótese nenhum em algum tipo de discriminação, estaria apenas sendo eu mesmo e seguindo meu sistema de honra e conduta.

Mas também se a garota recusasse, eu não ficaria insistindo para ela usar nem nada parecido, muito menos pressionar ela para aceitar dizendo que ela é mais frágil do que eu ou coisas assim.

Só por eu ter oferecido a opção já ficaria de bem comigo mesmo, agora se ela não quisesse, eu lavo as minhas mãos!

Ai tipo, se uma pessoa encarasse a minha ação como algo machista, eu nem daria ouvidos, porque o mais importante é você saber o porque fez aquilo, e eu olhando no fundo do meu coração não estaria discriminando então porque deveria me sentir machista?

Então é isso que eu penso, invés de esperar as pessoas definirem e talvez distorcerem os motivos de suas ações, você tem que refletir com você mesmo e descobrir o real significado e motivo de suas ações.

No final pareço ser alguém feito de um molde quase extinto mesmo não sendo tão velho...



Nenhum comentário:

Postar um comentário