segunda-feira, 14 de abril de 2008

E-nomine


E Nomine é um projeto alemão criado em 1999. Sua música, chamada de Monumental Dance, é uma mistura de música eletrônica com um coral, que fica em segundo plano.
A maior curiosidade sobre o E Nomine é que não há um vocalista. Todos os solos são feitos pela sincronização de vozes de dubladores de atores conhecidos, retiradas de versões alemãs de filmes estrangeiros. Nas apresentações ao-vivo, o cantor Senad Feurzkelper Giccic substitui a voz sintetizada.

As faixas do primeiro álbum do grupo, Das Testament, são trechos da Bíblia em alemão, tanto do Novo como do Velho Testamento, sem nenhuma
modificação. Nem todos acharam correto usar esta temática, o que ocasionou debates que tinham como assunto a “Bíblia nas paradas”. Apesar das críticas, este álbum fez muito sucesso. A mistura da leitura dos trechos bíblicos pela voz
sintetizada, do coral do Chor der Deutschen Oper Berlin e das batidas de techno fez com que muitas pessoas aderissem ao Monumental Dance.
Uma edição de relançamento do CD incluiu músicas com ritmos mais variados.
Entre as faixas extras, foi adicionada uma versão de Vater Unser em inglês,que serviu para provar que a língua alemã se encaixa muito melhor no estilo.

Dois anos depois, o projeto lançou seu segundo álbum, Finsternis(“trevas”, em alemão). O tema principal das letras deste CD foram diferentes filmes de terror, como vampiros e fantasmas. Apesar de ter um tom bem menos
sério que Das Testament, Finsternis mostrou muitas melhorastécnicas em relação ao primeiro álbum, como uma produção mais detalhada e uma melhor sintetização.

Em seu terceiro álbum, Die Prophezeiung, E Nomine abordou temas como
as profecias de Nostradamus e um profeta lutando contra as forças das trevas.
Algumas músicas deste CD são mais lentas, mas são eletrônicas as que realmenteimpressionam.
O álbum também contém a que muitos consideram a melhor música de E Nomine:
Das Omen Im Kreis Des Bosen.
Os produtores de E Nomine estavam tão confiantes em seu sucesso que lançaram várias versões do CD, entre elas, uma que substitui as batidas por uma orquestra
completa.

Verdades sobre E-nomine

1- E Nomine não é uma banda, nem um grupo e sim um projeto musical.
2- Não tem um vocalista, nem um cantor. A parte em alemão é recitada e não cantada, essas vozes são feitas por David Brückner, Rolf Schult, Helmut Krauss, Michael Chevalier, Martin Kessler, Joachim Kerzel, Eckard Dux, Frank Glaubrecht, Joachim Tenstedt (que são as pessoas que dublam as vozes de Robert de Niro, Al Pacino, Nicholas Cage e outros famosos dos filmes de Hollywood).
3- O coral que canta a parte em latim/italiano é contratado, como por exemplo o Coral da Ópera de Berlim.
4- Os produtores são: Christian Weller (Chris Tentum), Friedrich Graner (Sir Fritz), David Brunner e Michael Vanrose.
5- E Nomine não é gospel. Segundo um artigo que está no site oficial da EKD – Evangelische Kirche in Deutschland (igreja evangélica na Alemanha): basicamente o texto fala de como assuntos obscuros e de ocultismo estão na moda na Alemanha e coloca a música do E Nomine nesse contexto. Eles tratam como uma certa jogada de marketing a escolha desses temas e chamam atenção pros gastos com a contratação de vozes famosas na Alemanha e com a de corais ( http://www.ekd.de/24908.htm ). Este é o posicionamento da maior denominação protestante da Alemanha. Em nenhum momento eu li eles falando que E Nomine é gospel, eu apenas li eles fazendo críticas a respeito.
6- Eu não encontrei qual o posicionamento da igreja católica na Alemanha sobre o assunto, mas olha que a EKD é mais “liberal” do que a católica.
7- O homem que aparece nos videosclips, nos shows e nas fotos se chama Senad Feurzkelper Giccic. Creio que ele não seja um ex-padre, pois não existe nada de concreto falando isso (não é só pq ele aparece com roupa de padre que ele seja um ex-padre, pois esse é o estilo E Nomine).

8- As letras do primeiro álbum são passagens bíblicas e orações. As do segundo são mais “góticas”, falam de fantasmas, vampiros, etc. As do terceiro falam sobre profecias no estilo de Nostradamus e sobre um profeta lutando contra as forças do mal ( http://www.earth-rhythms.com/group_profile.php?group_id=61 ).
9- Então E Nomine é satânico? NÃO!! Qualquer pessoa pode gostar de E Nomine independentemente da sua religião (católico, evangélico, ateu, satanista, pessoas com crenças próprias, budistas, etc.). Não é satânico, veja pela letra da música “Himmel oder Hölle” (que está traduzida no tópico TRADUÇOES), veja tbm “Vater Unser”, “Ave Maria”, “Die 10 Gebote”, etc. Tem uma foto em que está o Senad e mais três mulheres (duas morenas e uma loira) ao fundo tem uma cruz, do lado aparece uma forma que parece a do sudário, que dizem ser o manto que cobriu Jesus.

Como esta no site da EKD, o E Nomine tem como tema o ocultismo, coisas obscuras. Geralmente falam sobre a luta entre o Bem e o Mau.
Em algumas musicas fica bem clara a influencia do maniqueísmo no projeto, por este motivo (creio eu) q se fala bastante em lucifer, diabo, etc.. e nao q seja satanico, entende.

Se vc's perceberem a voz da música Vater Unser é totalmente diferente da música Seance, por exemplo. Mas sim, existem algumas musicas com as mesmas vozes.
O Senad, pelo que sei, ele só "aparece" nos clips, shows, fotos do E Nomine, ele não é o "organizador", ele apenas "empresta" a sua imagem para o projeto, como c fosse um "ator". Ele não é o compositor das musicas, os compositores são as mesmas mesmas pessoas q são os produtores.

Fonto desse trecho > http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=775842

3 comentários:

  1. O simbolo usado na capa desse cd parece ser um simbolo satanico!

    ResponderExcluir
  2. mais se vc leu msm o que tem ai

    vc vai ver que e-nomine não é satanico mais não é santo

    é na divisa

    tem algumas imagens meio satanicas e outras meio angelicais

    ResponderExcluir